sábado, 8 de novembro de 2008

A banalização do teatro

Bom, não é de hoje que o teatro virou qualquer coisa. Isso até que eu já estou acostumada. Mas gente, por favor, vamos combinar que tem coisas que dá vontade de denunciar, né? Vontade de gritar na hora e armar um barraco daqueles. Acho que deveríamos fazer isso, sem medos e pudores.
Bom, explico:
Ontem fui ao teatro levar minha mãe que quase nunca vai ao teatro apesar da filha ( eu) ser atriz. Mas enfim, aos 74 anos não espero dela que haja uma mudança cultural. Ok, fui ao teatro levá-la para assitir "Vidas Divididas" um espetáculo com o Henri Castelli, Fernanda Vasconcellos e dirigida por Marcos Paulo. Eu particularmente não vou ao tetaro ver global, mas como minha mãe queria eu acompanhei-a.
A peça é horrível! MAs isso eu já sabia, nenhuma novidade! Ver o Henri Casatelli de cuecas, a Fernanda corpão de calcinha e de peito de fora...isso eu já sabia, nenhuma novidade. Quase dormi, a peça não acabava nunca. Minha mãe aos 15 min da peça já esboçou um descontentamento. Lá pelas tantas me disse: - Fraquinha né? Eu prefiro mil vezes a tua peça , filha! Tá, não sei se foi um elogio ou o quê, mas sei que ela tinha a intenção de elogiar, claro! Depois de uma hora e meia de bobagens eu pensei alto: - isso não acaba??? e eis que a luz apaga pela décima oitava vez e quando acende os atores agradecm...pera ái??? não entendi!!!! Acabou???? Uai, podia ter acabado então na segunda vez que deram black. Bah....o povo aplaudiu, levantou-se e houve, da parte dos "atores", o agradecimento formal e bla bla bla....minha pensamento estva longe, no jantar que estava sendo feito lá em casa...estava com muita fome!
Mas eis que então aconteceu, o que foi a maior besteira que já ouvi de agardecimento:
O Henri agradeceu a um amigo dele que estava assitindo a peça ( que eu pensei ser alguém da cidade). Não sei se escutei direito, mas acho que ele falou " Reinaldo Gianechini" e pediu uma salva de palmas para ele. Saí do meu torpor de fome e quase gritei: - Palmas? pra ele? por quê???? POR ELE EXISTIR??? Ah, faça o favor...bater palmas pra alguém que está na cabine e que nem se dignou a assitir o espetáculo como um simples mortal???? Bahhhhh.....que nojo! Mais nojo ainda tive do público, que quase surtou e aplaudiu alguém que eles nem viram. Aplaudiram uma pessoa por ela não ter feito nada pra ser aplaudida!!!! Eu queria gritar mais ainda. Queria falar que o povo é burro e que vai continuar sendo burro...
Bom, como não falei ontem em frente a todos, deixo aqui registrada a minha garnde indignação.
Obrigada pessoas, por lerem...

9 comentários:

Daniel Olivetto disse...

pau no cu do Henry Castelli... ahahaha

Anônimo disse...

- Palmas? pra ele? por quê???? POR ELE EXISTIR??

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
AHAHAHHAAH

OBRIGADO VOCÊ POR REGISTRAR ISSO AQUI!!

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Fica combinado o seguinte...

mauro camargo disse...

vc já se deu conta da audiência do Big Brother?
então não chora nega... e briga por mais escolas e um novo sistema de educação no brasilzinho...

ah!visita o http://cumplice.wordpress.com/

é da Sarah, 16 anos, filha do Marinho... começando nestes caminhos poéticos e ainda meio temerosa... mas tem talento, só precisa uns nossos empurrõezinhos... deixa algum comentário pra anima... (mas não como esse sobre a peça... ahahah!)

beijo

mauro

Vâmvú disse...

"Aplaudiram uma pessoa por ela não ter feito nada pra ser aplaudida!!!!"
Colocação perfeita, Sandra... mas pela ótima critica que vc fez, eu aplaudo, de pé!!!
Bjs

Caroline Carvalho disse...

Sandra, ótima colocação. Vai e berra, tem gente que vai te escutar. E aqui no blog tem alguns que já ouviram.

Concordo com você, bem penso que eu e mais todos que pensamos arte não como mídia em massa.

Ótimo texto!

Sandra Knoll disse...

Bom, agradeço a todos que me incentivaram nos comentários...que bom saber que não sou só eu que penso assim.
Obrigada mais uma vez por lerem e apoiarem.
beijos

Anônimo disse...

hum...são coisas do tipo: ir de longo (até hj) assistir uma ópera... "mexer" com teatro... -eu trabalho com mkt cultural! - que é issooo??? nunca vi! (já ouvi isso)... mas o bom de estar do outro lado nos ajuda a saber que beleza é diferente de fotogenia e teatro diferente de tv.... hhahahha... vão fazer teatro direito ô pôvo bunituuuuuu!!! salve sandra!

Anônimo disse...

Eh a tal da Globalização..rsrss.. Globo+Banalização...