domingo, 3 de agosto de 2008

A vida é como um talharim



Pela terceira vez assisti "Valentim" e fui pega novamente e, talvez, ainda mais hoje, pela sensilbilidade e simplicidade que esse filme possui.
Chorei copiosamente do começo ao fim do filme.
Valentim, o protagonista do filme, narra a sua triste e conturbada história de vida de uma maneira graciosa, alegre e emocionada. Vive com a avó ( Carmen Maura) que ficou viúva recentemente e ainda sofre com a perda do marido. Além do sonho de ter uma família comum, cultiva a vontade de ser astronauta (como desculpa para fugir dos problemas desse planeta)
.
A narrativa desse garoto que vê a vida ( existência) através de óculos gigantes e um olhar "torto" toca-nos os 85 minutos de filme. Não há pausa pra nada. Só há olhos pra mirar e ouvidos pra escutar a voz doce desse garotinho que tenta consertar essa vida que ele considera como " Um talharim: as vezes dá certo outras não"

Vale muito a pena ver.

Em homenagem a Valentim, o almoço de hoje foi uma tentativa que deu certo!




6 comentários:

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Então, Sandra, esse aí eu não assiti, mas valeu a dica. Me atrai esse tipo de narrativa, onde ficamos participando o tempo todo como se fossemos a outra face do personagem.

Recentemente, tive o prazer de assistir O Escafandro e a Boboleta e A garota Dividida em Duas, filmes que recomendo caso apareça nas locadoras.

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Sandra, me desculpe pelos "assiti" ,"Boboleta" e "apareça"!

Se diplomar pelo Mobral, só dá nisso, né mesmo?

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Entre os dois eu escolhi o Escafandro. Ah, fiquei de assistir Che, uma versão muito interessante que estava em cartaz num dos cinemas Bombril, lá na galeria Nacional, mas o horário não bateu.

Num é brincadeira não, mas tem dia que fico completamente disléxico!

Rubens da Cunha disse...

é lindo mesmo, acho que está na hora de rever.
abraços
Rubens

Anônimo disse...

Um filme encantador. :)
meio sem pé nem cabeça *sem um rumo*, maaas eu gostei =)O menino conta a história dele de uma maneira envolvente e que o faz ser mais fofo, a maneira que ele pensa, suas conclusões,suas atitudes, tudo, faz dele parecer um garoto mais velho, com aparencia de criança .
Recomendo, apesar dos apesares o filme é ótimo.

Anônimo disse...

não vi o filme, mas o texto já deixa com vontade (de chorar!)

bjones